Quarta-feira, 13 Dezembro, 2017
Português (Portugal)English (United Kingdom)
Login de Entidades
   
Texto

Visitas ao Parque

Empresários Luxemburgueses em visita ao Taguspark

O Taguspark acolheu no dia 7 de Setembro a Missão Económica e Financeira Luxemburguesa inserida na visita oficial do Grão Duque do Luxemburgo a Portugal.

Esta iniciativa tomou a forma de uma apresentação da Taguspark, SA, bem como do espaço envolvente. Foram convidadas a estar presentes todas as empresas alocadas no Taguspark. A WS-Energia, a Seedrs e o ISQ fizeram breves exposições das suas empresas e das vantagens da sua relação com a Taguspark, dando uma ideia diversificada das actividades dos utentes do Parque.

A visita permitiu encetar contactos com empresários luxemburgueses no sentido de facilitar futuros investimentos no Parque de Ciência & Tecnologia.
 

Pólo Industrial Angolano e Taguspark em Parceria

Américo Thomati, o Presidente da Comissão Executiva do Taguspark, recebeu os responsáveis do Pólo de Desenvolvimento Industrial de Catumbela (PDIC), integrado no maior parque industrial do sul de Angola, o de Benguela, no dia 23 de Abril. A reunião visou a criação de parcerias para a inovação e desenvolvimento.

"Neste encontro com os responsáveis do Pólo de Desenvolvimento Industrial de Catumbela mostrámo-nos disponíveis para ajudar, com a nossa experiência, o PDIC a dinamizar a sua actividade, através da criação de parcerias, à semelhança do que temos feito com inúmeras entidades internacionais com que temos actualmente fortes laços de cooperação" afirma Américo Thomati. "Há um interesse mútuo para desenvolver cooperações que terão de ser operacionalizadas, tendo esta primeira fase de conversações e entendimento corrido muitíssimo bem", acrescenta o Presidente da Comissão Executiva do Taguspark.

Continuar... Pólo Industrial Angolano e Taguspark em Parceria

 

Marc Pacheco vê “tremendas oportunidades” no Taguspark

O Senador do Massachusetts, lusodescendente, Marc R. Pacheco, vê "tremendas oportunidades de parceria entre importantes empresas de biotecnologia e farmacêuticas [do seu Estado] e empresas e instituições sedeadas no Taguspark, para se criarem novos negócios e empregos dos dois lados do Atlântico", envolvendo tecnologia de ponta.

Américo Thomati, Presidente da Comissão Executiva do Taguspark, recebeu o senador Marc Pacheco para discutir parcerias.

Marc Pacheco, já apontado como futuro embaixador dos EUA em Portugal, esteve no Taguspark, a 18 de Fevereiro, numa acção de sensibilização para parcerias entre empresas e instituições académicas portuguesas e norte-americanas, com particular enfoque nas possibilidades de actuação conjunta em África.

O senador quer promover de imediato uma parceria entre o Instituto Biotecnológico do Massachusetts (BIM), empresas farmacêuticas e organismos congéneres portugueses para criação de oportunidades de expansão em Angola e Moçambique.
   

Brasileiros estudam modelo do Taguspark

Presidente executivo do Taguspark, Américo Thomati, recebeu delegação do CearáO Taguspark, maior parque de ciência e tecnologia de Portugal, estreita relações e troca experiências de visão, gestão e resultados com representantes governamentais e responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico do Brasil, com a visita de duas delegações brasileiras às instalações do "parque inteligente" português, nos dias 17 e 18 de Novembro.

Os encontros com as delegações, representantes dos estados brasileiros Rio de Janeiro (RJ) e Ceará, reflectem o posicionamento internacional do Taguspark, reconhecido como um dos principais pólos dinamizadores de inovação tecnológica em Portugal.

A delegação do estado do Rio de Janeiro visitou o Taguspark no dia 17 de Novembro e integrou representantes da rede de apoio às micro e pequenas empresas Sebrae-RJ, do Pólo de Biotecnologia do RJ BioRio, da promotora de desenvolvimento de software fluminense Riosoft e da Rede Tecnologia, instituição que reúne universidades e centros de pesquisa.

Conhecer de perto o modelo de gestão e a visão estratégica do Taguspark e da Incubadora Tecnológica foi também o motivo da presença da comitiva do Ceará, no dia 18, composta pelo Vice-Governador do Ceará, pelo Secretário regional de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, pelo Director da Agência de Desenvolvimento Económico cearense e por representantes do Instituto TITAN, responsável por implementar um parque tecnológico e incubador de empresas do estado nordestino.

Foto: Presidente executivo do Taguspark, Américo Thomati, recebeu delegação do Ceará.
 

Taguspark recebe responsável indiano pela “Economia do Conhecimento”

Economia do ConhecimentoO Presidente da Comissão Executiva do Taguspark, Américo Thomati, recebeu, a 30 de Setembro, Sam Pitroda, responsável, junto do primeiro-ministro da Índia, pelas reformas para a promoção de uma economia do conhecimento, nas instalações do Taguspark.

O presidente da "National Knowledge Commission of India", visto como um dos maiores especialistas mundiais na área das tecnologias, desenvolvimento e telecomunicações, foi orador da mesa-redonda "O papel do Taguspark no Desenvolvimento de Portugal", que teve lugar nessa tarde. Na mesa-redonda estiveram presentes ainda Carlos Matos Ferreira, Presidente do Conselho de administração do Taguspark, Abdool Vakil, presidente e CEO do Banco Efisa e o CEO do Taguspark, Américo Thomati.

Américo Thomati apresentou o Taguspark como "um espaço de excelência para a localização de empresas de Ciência e Tecnologia, onde estão sedeadas em sintonia algumas das mais importantes empresas de base científico-tecnológica, universidades e Instituições de I&D, existentes em Portugal".

Carlos Matos Ferreira salientou a importância da visita da comitiva indiana e destacou ainda as possibilidades de cooperação com a "National Knowledge Commission of India", durante a cerimónia de boas-vindas a Sam Pitroda, que juntou várias personalidades ligadas ao sector empresarial e académico português.

O responsável indiano reuniu-se, também, previamente, com o Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho.

A "National Knowledge Commission of India" é um corpo consultivo "high-level" do primeiro-ministro da Índia, constituído em 2005 com o objectivo de apresentar reformas que promovam a criação de uma economia forte e centrada no conhecimento. A comissão centra a sua actividade em cinco áreas-chave: educação, ciência e tecnologia, agricultura, indústria e e-governance.
   

Pág. 2 de 3

Copyright 2015, TAGUSPARK Todos os direitos reservados